by - abril 29, 2020

Olá meus amores!

Hoje decidi compartilhar com vocês o motivo do meu despedimento de trabalho.

Mas antes de começar abordar o tema do despedimento tenho de começar pelo início por isso cá vai..

Então no dia 25 de junho de 2019, fui a uma entrevista de emprego num escritório de advogados, situado na Foz para secretária pessoal de uma das advogadas.
No meu ponto de vista a entrevista correu muito bem, pois de todas as candidatas que lá estavam eu fui a selecionada.

Relativamente às condições de trabalho posso dizer que eram boas, recebia o ordenado mínimo, o horário era bom 09h30 - 12h30 / 14h00 - 18h00, as pessoas que lá trabalhavam eram simpáticas (pensava eu), o local de trabalho era agradável e acima de tudo estava na minha área o que era excepcional, o único se não é que eu estava a recibos verdes...

No mês de agosto a minha patroa deixou-me tirar 2 semanas de férias intercaladas o que foi muito bom, porque como tinha sido contratada tão recentemente supostamente não iria ter direito a goza-las.

Quando estava de férias a minha patroa estava sempre a ligar me, mesmo tendo ficado lá a outra secretária, mas não foi por isso que deixei de aproveitar as minhas mini férias tanto é que acabei por aproveitar para ir ao Centro de Saúde, uma vez que, andava cheia de dores de peito e como tinha receio que fosse alguma coisa grave marquei uma consulta aberta e foi então que descobri que estava grávida de 5 meses.

Entretanto eu sabia que tinha de contar à minha chefe que ia ser mãe, mas não ia contar por telemóvel, pois era um assunto delicado que tinha de ser falado pessoalmente, por isso decidi que iria contar apenas quando regressasse ao trabalho.

Na quarta-feira eu, o meu namorado e uns amigos nossos fomos almoçar fora e passear de moto, até que sofri um acidente onde me magoei na cabeça, tornozelo e na barriga, por isso eu e o meu namorado dirigimos-nos de imediato para as Urgências do Hospital São João, onde realizei vários exames e felizmente estava tudo bem comigo e com o meu filho.

Com o passar dos dias as dores na cabeça e no tornozelo foram piorando o que acabou por fazer com que eu na sexta-feira fosse ao Centro de Saúde onde a minha médica de família achou que o melhor seria eu tirar mais alguns dias para poder ficar em casa a repousar.

Quando cheguei a casa liguei de imediato para a minha patroa a informar o que se tinha sucedido na quarta-feira e expliquei que como continuava cheia de dores tive de ir ao Centro de Saúde onde a minha médica recomendou repouso absoluto e para isso perguntei se ela poderia dar-me mais uma semana e assim foi.

Passado essa semana regressei ao meu emprego, e fui falar diretamente com a minha chefe onde lhe entreguei o meu atestado médico, expliquei-lhe que 2/3 vezes por semana tinha de ir ao Centro de Saúde fazer o curativo ao tornozelo e para isso tinha de sair 30 minutos mais cedo e também lhe contei que ia ser mãe.

Ela achou muito estranho eu só ter descoberto a gravidez já com 5 meses, tanto é que pensava que no momento em que eu fui à entrevista já sabia que estava à espera de um bebê, mas eu amostrei lhe todos os documentos e exames que tinha feito para ela ver que eu realmente não sabia, mas mesmo assim ela não acreditava.

Entretanto os dias foram passando e como eu já tinha ficado duas semanas de "férias", uma devido ao acidente ela avisou me para eu desmarcar a semana que eu tinha combinado e assim o fiz...

Com o passar do tempo as consultas e exames de gravidez foram aparecendo todas seguidinhas pois tive de fazer todas as do 1°trimestre e as do 2°trimestre, mas para isso eu tinha sempre o cuidado de faltar apenas uma manhã ou uma uma tarde e nunca o dia todo...mas como ela não gostava que eu faltasse para ir ao Centro de Saúde nem ao Hospital acabou por "ameaçar-me" despedir caso eu não as conseguisse marcar nas horas em que eu não me encontrava a trabalhar além de que queria que logo no dia a seguir ao nascimento do meu filho fosse trabalhar (um absurdo autêntico).

Entretanto eu expliquei lhe que não dava para ir depois de sair do trabalho, pois os exames eram sempre de manhã e as consultas pré-natais eram de tarde, devido ao horário da minha médica e enfermeiro e também lhe disse que quando o meu filho nascesse eu ia tirar uns dias para poder estar com ele como qualquer outra mãe.

Mas infelizmente com o passar do tempo as coisas foram piorando mais e mais até que chegou ao momento que ela começou a tornar os meus dias insuportáveis, não me deixava sair a horas queria que eu ficasse sempre mais 2/3 horas lá sem receber mais por isso e sabendo perfeitamente que eu não podia, pois depois do trabalho eu tinha de apanhar 2 transportes públicos para chegar à Senhora da Hora para ir para a fisioterapia devido ao meu problema de joelho, além de que começou a ser desagradável comigo na forma de me falar e tratar até que eu já estava a ficar farta, mas mesmo assim ia aguentando pois o dinheiro que recebia fazia me muita falta.

Até que chegou ao momento em que ela chamou-me para nos reunirmos e acabou por despedir-me dizendo que a culpa tinha sido minha porque andava a faltar muito por causa das consultas e exames, mesmo eu estando a levar as devidas justificações médicas e que estava mais desleixada devido à gravidez, o que era totalmente mentira, pois o trabalho aparecia sempre feito e bem!

E como estava a recibos verdes não pude fazer absolutamente nada a não ser ir me embora... e apesar de o dinheiro fazer me muita falta não consegui arranjar mais nenhum emprego devido a estar grávida.

Mas graças a Deus nunca faltou nem irá faltar nada ao meu filho!!!




Beijinhos 💋

You May Also Like

2 comentários

  1. Ela começou a ser desagradável contigo para ver se eras tu a despedir-te e não ela a ti.
    Infelizmente há muitas pessoas assim.

    Beijinho,
    Doce Branca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde linda,

      Tens toda a razão ela estava era à espera que eu me despedisse para que ela não ficasse mal vista, pois ela não tinha nada apontar me...
      Infelizmente muitos patrões pensam que por uma mulher estar grávida ou ser mãe não é capaz de desempenhar as suas tarefas, o que é totalmente mentira!
      Mas graças a Deus nós mulheres somos sempre capazes de dar a volta por cima mesmo que tenhamos outras pessoas a empurrar-nos para baixo, porque somos lutadoras e não desistimos.

      Beijinhos

      Eliminar